Festividades em honra de Nossa Senhora das Graças padroeira da cidade de Chaves
A Santa Casa da Misericórdia de Chaves acolheu o término do cortejo religioso que integrou as festividades em honra de Nossa Senhora das Graças, o maior evento religioso que se realiza anualmente no concelho de Chaves, tradicionalmente celebrado no terceiro domingo do mês de setembro.
Cerca de meia centena de andores, contemplando Padroeiros das Paróquias locais e de diversas aldeias, percorreram o centro histórico de Chaves, depois da celebração da eucaristia, no Jardim Público da cidade, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. António Augusto de Azevedo, bispo da diocese de Vila Real.
O prelado dirigiu-se, no final do cortejo, à população flaviense e a milhares de fiéis que participaram nestas festividades em honra da padroeira da cidade invocando “à Sra. das Graças muitas bênçãos para toda a comunidade”.
O pároco de Santa Maria Maior e arcipreste do Alto Tâmega, padre Hélder de Sá, agradeceu a mobilização e o apoio de todos os paroquianos e instituições envolvidas, passando o testemunho à atuação das Bandas filarmónicas “Os Pardais” e de Vila Verde da Raia que interpretaram a “Marcha de Chaves” que contempla na sua letra uma referência direta à Nossa Senhora das Graças.
Terminada a cerimónia o clero foi acolhido na Igreja da Misericórdia para a habitual desparamentação litúrgica.
O evento foi organizado pelo Município de Chaves, Paróquias de Santa Maria Maior e Santa Maria Madalena e conta com o apoio das restantes Juntas de Freguesia e Paróquias do concelho.
Sandra Gonçalves