Igreja da Misericórdia de Chaves
A Igreja da Misericórdia, bela jóia barroca da cidade de Chaves, está situada na Praça de Camões, encaixada entre o antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia e o Museu da Região Flaviense, onde se situava o antigo Paço dos Duques de Bragança.
Refere a tradição oral que uma primeira capela por eles teria sido mandada construir, para servir o referido Paço, nos primeiros anos do século XV, quando os duques aqui estabeleceram a sua residência.
A Igreja da Misericórdia teria sido edificada sobre essa outra mais pequena, existente nesse mesmo local, da invocação da Senhora das Lágrimas, representada na expressiva imagem que ainda hoje se admira e venera no altar-mor da Igreja. A edificação foi iniciada em 1532 sob a provedoria de D. Pedro de Castro e terminada em 1601 conforme consta da epígrafe gravada numa coluna que suporta a estrutura do átrio da Provedoria.
Observando a fachada da igreja, a uma certa distância, ressalta desde logo a graciosidade da sua interessante gramática barroca, bem patente no ritmo das oito colunas salomónicas sobrepostas, na feição rotunda dos coruchéus e no dinamismo curvilíneo das volutas culminantes. Depois destaca-se, numa análise mais atenta, o lavor requintado da cantaria nos plintos e capitéis das colunas, na artística modelação aparente das duas grandes pilastras em granito, que cingem, lateralmente, a fachada e finalmente no exuberante relevo dos entablamentos e das cornijas.
Quase no cimo, o imponente e maravilhoso frontão abriga, num nicho, uma escultura da Senhora da Misericórdia, também usualmente designada por Senhora do Manto … 1
1 Viçoso, M. (2000) Igreja da Misericórdia de Chaves, Santa Casa da Misericórdia de Chaves e Boticas/LEADER II. Chaves.