Escola de Artes e Ofícios Prof. Nuno Rodrigues
Respostas Sociais:
-
Casa de Acolhimento
Capacidade para 60 jovens, 50 em acordo
-
CAT - Centro de Acolhimento Temporário
Capacidade para 20 jovens, 20 em acordo
As respostas sociais disponibilização aos jovens alimentação, higiene, transporte, estudo e entretinimento.
Os recursos humanos são compostos por Diretora Técnica, Encarregada Serviços Gerais, Técnico Superior de Mediação Social, Monitor, Psicóloga, Ajudante de Ação Educativa.
Desde 1914 que a Santa Casa da Misericórdia de Chaves apoia crianças e jovens desfavorecidas ou em risco.
A atual resposta social foi sofrendo adaptações e modificações ao longo dos anos, de forma a proporcionar as melhores condições físicas, humanas e sociais aos jovens acolhidos.
De acordo com a Lei de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco, o acolhimento em instituição é uma das medidas que salvaguarda os direitos das crianças.
As crianças e jovens são encaminhadas para estas respostas sociais pelas Comissões de Promoção de Crianças e Jovens (CPCJ) e pelos Tribunais, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade.
Temos como missão a proteção da criança/jovem em risco e a defesa dos seus direitos, trabalhando no sentido de lhes garantir:
-
Segurança;
-
Conforto e bem-estar;
-
Apoio emocional;
-
Acompanhamento psicossocial;
-
Momentos lúdicos e de lazer;
-
Desenvolvimento e apoio formativo;
-
Acompanhamento para autonomia.
A intervenção e realização dos “projetos de vida” das crianças/jovens é acompanhada ao longo da sua institucionalização por uma equipa multidisciplinar que realiza um diagnóstico individualizado de acordo com as necessidades de cada criança/jovem.
São realizadas várias atividades durante todo o ano, de forma a proporcionar aos jovens momentos especiais e de convívio saudável, tornando a sua institucionalização o mais agradável possível.
Durante o ano letivo, todos os jovens usufruem de apoio individualizado e personalizado de apoio ao estudo.
Nas nossas instalações, as crianças e jovens podem também realizar várias atividades tanto nos espaços interiores como exteriores, criados para proporcionar maior conforto, harmonia e estabilidade, durante o acolhimento.