top of page

 

Jovens concretizam “Missão País” na Misericórdia de Chaves levando alegria, tempo e fé num serviço de voluntariado missionário        

 

Chaves acolheu entre os dias 9 e 16 de fevereiro um grupo de 60 jovens universitários, no âmbito do projeto “Missão País”, promovendo um conjunto de atividades no seio da comunidade, prestando serviço de voluntariado missionário.

 

Jovens estudantes universitários escolheram participar no projeto “Missão País” na pausa letiva entre semestres para crescer em espírito de grupo, evangelizar, transmitir alegria e ser testemunho da fé, do serviço e da caridade, dando cumprimento aos propósitos da Missão.

12 desses 60 jovens viveram a experiência na Santa Casa da Misericórdia de Chaves, entre as respostas sociais destinadas aos idosos e à infância (creche e pré-escolar) em Casas dos Montes.

Na celebração de acolhimento que decorreu no Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Casas dos Montes, presidida pelo padre José Paulo que acompanhou o grupo, o sacerdote António Joaquim Dias, que integra a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, dando as boas vindas aos jovens universitários, lembrou que o exemplo da Missão País é uma prova de que “as gerações se juntam”. “Os vossos sorrisos e juventude e aventura juntam-se com as caras às vezes já cansadas, às vezes doentes, dos nossos maiores porque viveram tanto”.

A Missão País é um projeto católico que se desenvolve, anualmente, há 22 anos em várias faculdades do país.  A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto organizou a Missão na cidade de Chaves, onde permanecerá por três anos.

Dedicar tempo aos outros

 

Quem participa não fica indiferente àquela semana, garantem.

Os jovens missionários assumem, mais do que um projeto de voluntariado a Missão País “muda vidas”. O testemunho é dos chefes gerais da Missão País em Chaves, Beatriz Norton e João Centeno, ambos estudantes da Faculadade de Farmácia, no Porto

“É uma semana muito intensa. A Missão toca muitos pontos. Tem a missão interna, de crescimento pessoal e espiritual e a missão externa porque vamos ao encontro das comunidades”, reconheceu Beatriz, acrescentando, “quando vimos não conhecemos ninguém e quando partimos levamos amigos verdadeiros no coração”.

A estudante - que vive a experiência pela terceira e última vez, porque conclui este ano o curso – denota, “vivemos tanto numa semana que muda uma vida. Muda a nossa perspetiva. É uma sensação tão bonita que quando acabamos a missão só queremos a próxima”.

João Centeno participa na sua quarta Missão e coloca a tónica em “encontrar a beleza de servir”. A Missão, disse, “mostra-nos uma forma de nós conseguirmos fazer crescer a nossa fé na simplicidade de servir o outro”.

 

“Não se perturbe o vosso coração”

 

Sob o Lema “Não se perturbe o vosso coração” (JO 14, 1-6), aliás inscrito em cada uma das “t-shirts” vestidas pelos jovens e com a imagem da Mãe Peregrina um dos símbolos deste projeto simbolizando “a graça do acolhimento, da transformação e do envio”, a par do hino, os jovens marcaram a sua presença.

Carolina Martins veio de Lisboa para participar pela primeira vez na Missão País, apesar de já ter feito voluntariado em lares. Na “bagagem” disse trazer muita vontade de enriquecer o dia de cada um dos utentes do lar, sobretudo “que eles não pensem que é um dia mais próximo da morte, mas antes tentar dar-lhes um dia de vida bem vivido”, referiu a estudante de Ciência Política.

Sob a premissa de que a Missão transforma vidas, Carolina entende que “toca os corações” tanto dos missionários como das pessoas missionadas. “Nós vimos dar e gostamos de dar e o que recebemos em troca é o sentimento de que estamos a ajudar. Vamos de coração cheio com todos os ensinamentos que levamos daqui”. Foi entre abraços e rostos emocionados que se fizeram as despedidas, no último dia de Missão, e com uma certeza “para o ano vou pedir para voltar para aqui”, disse.

A edição de 2025 da Missão País compreendeu cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, em 73 localidades de Portugal, numa semana de fé, serviço e caridade.

Sandra Gonçalves

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025

Misssão País 2.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025

Missão País 4.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025  

Missão País 9.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025   

Missão País 5.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025 

Missão PAis 6.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025

Missão País 7.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025  

Missão País 8.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025  

Missão País 3.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025  

Missão País 1.jpg

ERPI Lar Nossa Sra. da Misericórdia 
Missão País 2025  

Missão País 11.jpg
bottom of page